Tonolucro
Cleber Toledo
Blog CT
Cleber Toledo é jornalista desde 1992, com passagens por jornais em Paraná, São Paulo e Tocantins. Fundador do Portal CT.

STJ confirma calote da Faet em construtora nos anos 1990; prejuízo chega a R$ 3 mi

CLEBER TOLEDO, DA REDAÇÃO 11 de Oct de 2017 - 09h34, atualizado às 11h17
Compartilhe
Foto: Divulgação
As duas principais revistas do País, Época e IstoÉ destacaram no final de semana que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou no mês passado uma dívida decorrente de um calote que a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), sob o comando da senadora Kátia Abreu, deu na empresa Santa Izabel Construtora e Terraplanagem em meados dos anos 1990. O débito é algo em torno de R$ 3 milhões, segundo cálculo do credor, afirmou o jornalista Murilo Ramos, da revista Época.

Conforme a IstoÉ, a Faet apresentou espelhos de cheques nominais, mas a perícia, por meio de exames grafotécnicos, comprovou que os cheques emitidos em nome da construtora foram fraudados e sacados por funcionários da federação, que descontaram os valores na boca do caixa.

A revista destaca que este dinheiro nunca chegou à boca do caixa. Ainda conforme IstoÉ, a Faet recorreu ao STJ, contra a decisão do Tribunal de Justiça do Tocantins, mas teve seu recurso negado.

O blog pediu à assessoria manifestação da senadora ou da Faet e aguarda.

Entenda
A senadora Kátia Abreu foi eleita presidente da Faet pela primeira vez em 1996. O caso do calote agora decidido pelo STJ se refere ao período de 1996 e 1997. Desde então, a parlamentar vem se reelegendo sucessivamente na presidência da Faet, com exceção de apenas um mandato em meados dos anos 2000, quando a entidade foi presidida por Júnior Marzola. Depois Kátia se elegeu novamente e se afastou apenas para assumir o Ministério da Agricultura, quando passou o cargo para o vice, voltando à presidência em maio deste ano. Assim, a senadora preside a Faet desde 1996, quase que ininterruptamente.

- Matéria atualizada às 11h17

Comentários

Redação: Palmas, Tocantins, Brasil, +55 (63) 9 9219.5340, +55 (63) 9 9216.9026, redacao@clebertoledo.com.br
2005 - 2017 © Cleber Toledo • Política com credibilidade
ArtemSite Agência Digital