ct nov grd
Cleber Toledo
Blog CT
Cleber Toledo é jornalista desde 1992, com passagens por jornais em Paraná, São Paulo e Tocantins. Fundador do Portal CT.

Siqueira Campos se filia ao DEM no Senado, prestigiado por líderes nacionais, mas não fala em eleições

CLEBER TOLEDO, DA REDAÇÃO 22 de Nov de 2017 - 19h44, atualizado às 11h53
Compartilhe


O ex-governador Siqueira Campos se filiou nesta quarta-feira, 22, ao Democratas. A solenidade de ingresso do pré-candidato a senador ocorreu na sala da presidência do partido justamente no Senado Federal, em Brasília.

Ele estava sem legenda desde março do ano passado, quando deixou o PSDB. O filho de Siqueira, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, já está filiado à sigla.

A filiação foi prestigiada por lideranças nacionais e regionais do DEM. O ex-governador relembrou que já tinha sido quadro do PFL — antigo nome da legenda — e que está retornando às suas origens. Ele foi eleito para comandar o Tocantins em seu terceiro mandato, em 1998, no partido, pelo qual também Eduardo Siqueira, no mesmo ano, chegou ao Senado.

Contudo, em seu discurso, Siqueira não falou das eleições do ano que vem, mas relembrou a trajetória política desde que trabalhou com o líder comunista Luis Carlos Prestes.

Uma curiosidade do antigo PFL é que foi o único partido da base da União doo Tocantins a deixar o grupo, durante o rompimento do siqueirismo em 2005. Na época, a sigla era comandada pela então deputada federal Kátia Abreu, que tinha se aliado ao governador Marcelo Miranda, ao lado de quem disputou as eleições de 2006. Os demais quadros da finada UT deixaram os partidos do grupo para seguir Marcelo e ingressaram no PDT, PMDB, PPS e no próprio PFL.

A presidente regional do DEM, deputada federal Professora Dorinha, deu boas-vindas ao ex-governador e relembrou que foi secretária da Educação da terceira gestão Siqueira. Segundo a parlamentar, o novo filiado "ajudará muito no crescimento do partido”.

“Um monumento"
Um dos principais líderes nacionais do DEM, o senador Agripino Maia (RN), disse que Siqueira "não é apenas um quadro do partido, é um monumento, um guerreiro”. Maia revelou que admira muito o ex-governador "pela sua obstinação em criar e construir um Estado do zero”.

Então, o senador relembrou a luta pelo Tocantins do ex-governador e até a greve de fome em favor do Estado. Maia destacou ter votado pela criação do Estado na Constituinte.

Também participaram da solenidade de filiação os deputados federais democratas José Carlos Aleluia (BA), Norma Ayub (ES) e Pauderney Avelino (AM).

Do Tocantins, participaram os prefeitos democratas de Fortaleza do Tabocão, Vaguinho; Rio dos Bois, Moacir; Centenário, Wesley; Goianorte, Luciano; Miranorte, Carlinhos da Nacional; Brasilândia, Ricardo; e Dois Irmãos, Vanilson.


Comentários

Redação: Palmas, Tocantins, Brasil, +55 (63) 9 9219.5340, +55 (63) 9 9216.9026, redacao@clebertoledo.com.br
2005 - 2018 © Cleber Toledo • Política com credibilidade
ArtemSite Agência Digital