Tonolucro

Farcom reúne mais de 40 rádios comunitárias do Tocantins no primeiro encontro

Na ocasião, foram debatidas novos projetos e ideias para o sistema Radiocom

DA REDAÇÃO 13 de Nov de 2017 - 13h43, atualizado às 14h27
Compartilhe
Foto: Ascom
Objetivo foi fortalecer a união entre as rádios filiadas à Federação das Associações das Rádios Comunitárias
A Federação das Associações das Rádios Comunitárias (Farcom) promoveu seu primeiro encontro, reunindo 42 rádios comunitárias de todo o Tocantins no sábado, 11, em Palmas. No evento, foram debatidos novos projetos e ideias para o Sistema Radiocom do Estado, e o intercâmbio de conhecimento em palestras com técnicos de radiofusão.

O objetivo do encontro foi fortalecer a união entre as rádios filiadas à Farcom. Durante a tarde, no auditório do Sebrae, foram discutidas questões administrativas, financeiras e operacionais das rádios comunitárias, e novos projetos de atuação que federação pretende implantar no Tocantins.

O presidente da Farcom, Geraldo Freitas, afirmou que a entidade foi criada e pensada no intuito de fortalecer esse segmento. "E hoje vemos que é o maior sistema de comunicação do Tocantins. Em várias cidades, os sinais de televisões, por exemplo, não conseguem se estabilizar, e as rádios se apresentam como um veículo local que traz informações para a população. Isso ocorre nos grandes e pequenos municípios do Estado”, disse.

O programa de jornalismo “A voz do Tocantins” é uma das ferramentas de maior alcance popular que a federação oferece, sendo compartilhado em todas as 60 rádios filiadas à Farcom, de norte a sul do Estado. Cada munícipio fornece informações diárias à federação, ampliando assim a cobertura do programa para todo o Tocantins.

Apresentando por Ataíde Rodrigues, Angra Tavares, Adão Ribeiro Kojak e Leandro júnior, o programa leva conteúdos de credibilidade e compromisso para os ouvintes, de maneira democrática e imparcial. “As rádios comunitárias vieram com essa natureza, de serem próximas a cada realidade local, e atuando de forma independente e sem vínculos políticos, religiosos ou de qualquer outra expressão ideológica, apenas com o compromisso com a informação de qualidade”, destacou o presidente Geraldo Freitas.

O CT também é parceiro da Farcom, através do jornalista Cleber Toledo, que apresenta o quadro “O Assunto é Política”, nas terças e sextas, com as principais informações do mundo político tocantinense.

Presentes
Estiveram presentes também no encontro personalidades da comunicação tocantinense, parceiros da Farcom, e também o deputado estadual Paulo Mourão (PT). O jornalista João Neto, que trabalha na Assembleia Legislativa do Tocantins, esteve presente e comentou o encontro que ocorreu nesse final de semana.

“O encontro da Farcom mostrou o tamanho deste setor, e mais ainda para lembrar o quanto as rádios comunitárias têm um papel fundamental no desenvolvimento do Estado. Parabenizo a federação por esse trabalho importante, e ressalto que precisam muito do apoio de toda a sociedade para fortalecer ainda mais esse meio de comunicação, que é o maior do Tocantins”, avaliou o jornalista.

A programação desse primeiro encontro contou ainda com momentos de confraternização entre os filiados e convidados, com direito a um almoço e jantar festivo na churrascaria Portal do Sul para mais de 100 convidados.

Para mais informações sobre a Federação das Associações de Rádios Comunitárias do Tocantins (Farcom), basta acessar os sites da Farcom e RadiosFarcom. (Com informações da assessoria de imprensa)

Comentários

Redação: Palmas, Tocantins, Brasil, +55 (63) 9 9219.5340, +55 (63) 9 9216.9026, redacao@clebertoledo.com.br
2005 - 2017 © Cleber Toledo • Política com credibilidade
ArtemSite Agência Digital